Fundador-acharya

Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja
Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja

Fundador-acharya da Sociedade Internacional de Bhakti Yoga Pura (do inglês International Pure Bhakti Yoga Society – IPBYS), Nitya-lila Pravista Om Visnupada Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja é reconhecido como um associado eterno de Sri Sri Radha-Krishna e Sri Chaitanya Mahaprabhu.
Discípulo de Nitya-lila Pravistha Om Visnupada Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Goswami Maharaja, um dos mais proeminentes discípulos de Om Visnupada Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada, costumava dizer que seu mestre espiritual havia aparecido neste mundo para atender às necessidades de Sri Sri Radha-Krishna, Gaura-Nityananda Prabhu e Sri Gaura-Gadadhara, bem como ajudar todas as almas condicionadas a sair da prisão do mundo material. Srila Narayana Goswami Maharaja também veio com essa missão.

Nascido em 16 de fevereiro de 1921, no vilarejo de Tewaripur, localizado próximo as margens do rio Ganges, em Bihar, Índia, sob o nome de Sriman Narayana Tiwari, era filho de Pandita Balesvarnath Tiwari e de  Srimati Laksmi-devi, ambos devotos da Sri Sampradaya e iniciados de acordo com todas as regras e regulações e também peritos nas escrituras.
Desde sua tenra infância, Srila Narayana Goswami Maharaja frequentava festivais religiosos e sentia avidez em ouvir as escrituras sagradas. Nutria grande afeição pelo Senhor Ramacandra (um dos avataras de Vishnu) e cantava “Rama, Rama” onde quer que fosse.
Sempre se destacou nos estudos e esportes, chegando a ganhar um prêmio em um debate de sânscrito. Prêmio esse, o livro “A história de vida e preceitos de Nimbarka Vaisnavacharya”, cuja leitura o fez adquirir o gosto pelos Santos Nomes de Krishna. Foi também em uma aula de história na escola em que leu uma breve descrição sobre Sri Chaitanya Mahaprabhu, o que o deixou bastante impressionado.

Sri Srimad Bhaktiprajnana Kesava Maharaj
Sri Srimad Bhaktiprajnana Kesava Maharaj

Antes de aceitar a vida renunciada, casou-se e conquistou uma boa posição no departamento de polícia, onde três anos depois encontrou pela primeira vez os devotos Sri Srimad Narottamananda brahmacariji, Sri Srimad Bhakti-kusala Nrsimha Maharaja, e Sri Radhanatha dasa (que mais tarde se tornou Pujyapada Bhaktivedanta Trivikrama Maharaja) da Sri Gaudiya Vedanta Samiti. Por sete dias ouviu tópicos sobre a Consciência de Krishna dos lábios de Sri Narottamananda brahmacariji, o que o fez renunciar internamente em seu coração a vida material e a ter o desejo de dedicar-se completamente na devoção a Krishna.

Apesar dos contratempos na sua vida profissional, especialmente porque havia acabado de ser promovido, Narayana Maharaja convenceu o seu superior a deixá-lo partir sob a justificativa de que abriria o seu próprio negócio, mas na verdade, ele partiria rumo a um objetivo muito mais elevado: o encontro com seu mestre espiritual em Sri Navadwipa-dhama. Embora tenha chegado tarde da noite em Navadwipa-dhama e não tivesse o endereço do local em que ficaria, Pujyapada Vamana Goswami Maharaja e mais um outro brahmachari o estavam esperando, o que lhe causou grande felicidade. Então, encontrou-se novamente com Narottamananda brahmacariji, conheceu seu mestre espiritual e muitos outros vaishnavas que se tornariam sua família.
Pouco tempo depois recebeu ambas iniciações harinama e diksa e o nome de Sri Gaura Narayana e, posteriormente, recebeu de seu Gurudeva o título de Bhakta-bandhava (amigos dos devotos), devido ao fato de estar sempre servindo amavelmente todos os vaishnavas. Característica essa bastante notável ao longo de sua existência neste plano material. Sempre muito doce e amoroso com todos aqueles que se aproximavam, fazia todos se sentirem especiais ao ter sua associação.

Logo após a iniciação, tornou-se servo pessoal de seu Gurudeva, sendo responsável pela cozinha e pela lavagem de suas roupas. Sob suas instruções, também serviu pessoalmente Prapuja-carana Srila Bhakti Pramode Puri Maharaja, discípulo de Om Visnupada Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada.
Na ocasião do Gaura Purnima de 1952, adentrou a sagrada ordem de sannyasa, onde começou a sua vida de pregador. Mantinha um relacionamento bastante íntimo com o discípulo de Om Visnupada Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada, Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Maharaja Prabhupada, notório pregador do Gaudiya Vaisnavismo no Ocidente e Fundador-acharya da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON), a quem considerava seu siksha guru, bem como seu amigo.
Srila Narayana Goswami Maharaja enviou a primeira mrdanga e karatalas para Swami Maharaja usar nos seus primeiros sankirtanas na América. Ele tinha plena confiança em Srila Narayana Goswami Maharaja e por isso pediu a ele que ajudasse seus discípulos a entender a profundidade da filosofia Gaudiya Vaisnava da linha de Srila Rupa Goswami, bem como realizar os ritos finais da cerimônia de samadhi. Por considerá-lo seu siksha guru, humildemente aceitou seu pedido e o honrou até a sua partida.

Seva Kunja pintado por Syamarani didi que ilustra o coração de Srila Narayana Gosvami Maharaja
Seva Kunja pintado por Syamarani didi que ilustra o coração de Srila Narayana Gosvami Maharaja

Ao longo de sua estada neste mundo material, desempenhou inúmeros passatempos divinos que demonstram a sua plena ocupação no serviço a Krishna e aos Seus devotos, e que justificam o seu título de Acharya, “aquele que ensina através do exemplo”.
Tal como um devoto cem por cento ocupado no serviço ao Senhor, simbolizava todo o conhecimento e isso tornava todos aqueles que se aproximavam dele sedentos por mais e mais, pois sabiam que nele havia uma fonte inesgotável de água, capaz de matar a sede de todo o mundo.
Sua pureza era sua força, sua força era sua misericórdia e sua misericórdia era sua doçura ilimitada e amor irrestrito por todos. Seu empenho em distribuir o prema de Chaitanya Mahaprabhu despertou bhakti (serviço devocional amoroso à Suprema Personalidade de Deus) em centenas de milhares de pessoas. E para isso, não poupou esforços, viajou mais de vinte vezes ao redor do mundo, traduziu e escreveu dezenas de livros, organizou festivais, doou a sua própria saúde em benefício daqueles que considerava seus filhos e família.
Em 29 de dezembro de 2010, Srila Narayana Goswami Maharaja entrou em nitya-lila (passatempos imanifestos) em Jagannatha Puri. Seu corpo transcendental se encontra no templo Sri Keshavaji Gaudiya Math em Navadwipa-dhama.