Sri Srimad Bhakti Saranga Goswami Maharaja

[Em 2018, o aparecimento de Sri Srimad Bhakti Saranga Goswami Maharaja é celebrado em 05 de fevereiro.]

Extraído do livro “Spiritual Successors of the Six Goswamis”, de Muralidhar das

Sri Srimad Bhakti Saranga Goswami Maharaja
Sri Srimad Bhakti Saranga Goswami Maharaja

Srila Bhakti Saranga Goswami Maharaj nasceu como um membro da Nityananda vamsa, a família de Nityananda Prabhu. Seu nome anterior era Atulachandra Goswami. Após o desaparecimento de Prabhupada Srila Saraswati Thakura, ele recebeu sannyasa de Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev Goswami Maharaj, tornando-se o primeiro a receber sannyasa de Guru Maharaj. Ele abriu vinte e dois templos e alguns deles são tirthas muito importantes, como Imlitala em Vrndavana e o Acharya Bhavan em Sridhama Mayapur.

Após o retorno para a Índia de Sripad Bon Maharaj, Srila Goswami Maharaj foi enviado a Londres e nomeado como “Missionário encarregado” da pregação na Europa por Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura. Em 1937, Goswami Maharaj reuniu-se com o rei e a rainha no Palácio de Buckingham. Também neste mesmo ano, participou do World Congress of Faiths em Oxford como representante da fé hindu e fez uma participação espetacular glorificando o Hare Krishna Mahamantra.

Srila Bhakti Saranga Goswami Maharaj passou por grandes dificuldades, chegando a quase passar fome na Grã-Bretanha. Por um certo período chegou a morar em um parque em pleno inverno,  antes de milagrosamente encontrar uma deidade dourada de Adhoksaja Vishnu em um duto de escoamento. Tal encontro deixou o coração de Goswami Maharaja completamente maravilhado. Sentindo que sua sorte estava prestes a mudar, mudou-se para uma pousada na qual já havia se hospedado anteriormente e ali recebeu uma carta de Saraswati Thakura que havia acabado de chegar. A carta continha informações sobre um pouco de dinheiro que havia sido enviado para o sustento de Goswami Maharaj. Desta forma, sua vida de pregação continuou.

Na ocasião em que Saraswati Thakura foi se despedir de Goswami Maharaj na estação de Howrah, Maharaj perguntou a ele, “O que eu devo fazer se alguém na Europa quiser receber iniciação?”. Prabhupada Srila Saraswati Thakura respondeu, “Você os inicia”.

Então Goswami Maharaj iniciou seu primeiro discípulo na Europa, um australiano que foi até a Índia conhecer Srila Saraswati Thakura. Como um ritvik ou “representante de seu Guru”, Sripad Bon Maharaj deu harinama a um alemão chamado Sadananda das. No entanto, o próprio Sripad Goswami iniciou o seu discípulo australiano de acordo com a instrução direta que havia recebido de seu Gurudeva. Factualmente, ele foi o único discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura que iniciou discípulos durante o período de vida manifesto de Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura. Goswami Maharaj foi o primeiro discípulo de sua geração a tornar-se um guru iniciador.

Srila Bhaktivinoda Thakura
Srila Bhaktivinoda Thakura

Certa vez, Sripad Bhakti Sudhir Goswami nos contou uma história na qual as fotos de Bhaktivinoda Thakura e Srila Saraswati Thakura iam ser colocadas no Srimad-Bhagavatam e alguém se opôs dizendo que não deveriam ser colocadas no livro. O homem pensou que se tratava de algum tipo de ofensa ao Srimad-Bhagavatam. Goswami Maharaj era muito respeitado na sociedade Vaishnava. Aproveitando a sua posição como um membro da Nityananda Prabhu vamsa, ele disse ao homem, “Você me considera um descendente adorável de Nityananda Prabhu?”

O homem respondeu, “Sim, sim, Gossain.”

Goswami Maharaj então lhe disse, “Vendi minha cabeça aos pés de lótus de Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura.”

E continuou: “O guru deve ser visto como uma delegação de Radharani. E se a foto de Gurudeva e seu Guru forem colocadas no Bhagavatam, que é o sagrado corpo de Krishna, Ele ficará satisfeito. Ele ficará muito satisfeito se colocarmos essa foto. Você consegue compreender?”

Então, o homem disse, “Sim, sim, Gossain.” Sim, Gossain, eu cometi uma grande ofensa.”

Bhakti Sudhir Goswami nos disse que esta história nos dá algumas indicações sobre o estilo de pregação pesada de Sripad Bhakti Saranga Goswami Maharaj na linha de Srila Saraswati Thakura, estabelecendo a dignidade de nosso Guruvarga.

Outra história é que todos os anos, quando iam na reunião da Visva Vaishnava Raja Sabha, Srila Bhakti Rakshak Sridhar Maharaj era eleito o presidente da assembleia e defendia Goswami Maharaj. Ele dava a cadeira para ele. Srila Guru Maharaj era eleito e, em seguida, instalava Goswami Maharaj. Este é o comportamento amoroso carinhoso dos discípulos de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Thakura Prabhupada.

Há uma famosa foto de Srila Saraswati Thakura e Sir John Anderson, o governador da Bengala. Srila Saraswati Thakura e John Anderson estão usando guirlandas, mas Srila Goswami Maharaj, também presente na foto, não está usando nenhuma. Certa vez, nosso Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj disse a Goswami Maharaj: “Maharaj, por que você não está usando nenhuma guirlanda nesta foto?”

Srila Saraswati Thakura e Sir John Anderson, o governador da Bengala
Srila Saraswati Thakura e Sir John Anderson, o governador da Bengala

Goswami Maharaj respondeu, “Todas as personalidades respeitáveis usam guirlandas. Qual a necessidade de eu usar uma guirlanda?”

Srila Govinda Maharaj então disse: “Acho que sei o motivo de você não estar usando uma guirlanda”.

Goswami Maharaj respondeu: “O que você sabe?”

Srila Govinda Maharaj disse: “Posso entender que o homem que foi responsável por fornecer a guirlanda estava atrasado, então pegou a sua guirlanda e ofereceu a Sir John Anderson.”

Goswami Maharaj respondeu: “Ó, agora você está parecendo Visvannath Chakravarti!” Pois Visvannath Chakravarti sempre conta detalhes confidenciais que não são óbvios. Ele extrai o profundo significado de tudo – assim Sripad Goswami Maharaj também detectou isso em Srila Gurudeva e fez a Srila Govinda Maharaj este elogio.

Outra irmão espiritual afetuoso de Srila Sridhar Maharaj, Sakhi Charan Ray, pagou pelo terreno da Sri Chaitanya Saraswat Math em Kolerganj em Navadwipa Dhama. A propósito, ele também arcou com o custo total da construção do Adbhuta Mandira, o templo principal do Mayapura Yogapitha, local de nascimento de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Mas de alguma forma, em 1941, Srila Sridhar Maharaj construiu uma casa de palha e no Ratha Yatra daquele ano ele estabeleceu sua Matha. Então quando Srila Guru Maharaj entrou na Matha, ele estabeleceu sua deidade Giridharijiu, que havia trazido de Vrindavana, e começou sua missão independente de todas as outras instituições. No entanto, Srila Bhakti Saranga Goswami Maharaj nunca se separou de Srila Guru Maharaj e estavam sempre juntos em diversos compromissos de pregação.

Cada um dos seus principais irmãos espirituais que receberam sannyasa de Srila Sridhar Maharaj estabeleceu suas próprias missões. Mas alguns deles fizeram doações e apoiaram a missão de Srila Sridhar Maharaj de diversas maneiras. A missão de Madhusudan Maharaj era em Burdwan. Jajavara Maharaj, o último discípulo sannyasi de Srila Saraswati Thakura e a primeira pessoa a proclamar que Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada era um saktyavesha avatara, tinha duas ou três missões em Mayapur e em outros locais. Srila Bhakti Saranga Goswami Maharaj, que abriu muitas Mathas e tinha muitos discípulos, estava sempre coletando doações e pregando para Srila Sridhar Maharaj. Unindo-se em um grande grupo, estes devotos pregaram em diferentes locais e ajudaram Srila Sridhar Maharaj.

Om Vishnupad Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaj e Bhaktivedanta Swami Prabhupada
Om Vishnupad Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaj e Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Os dois grupos de parikrama de Sripad Kesava Maharaj e um outro da Chaitanya Matha já faziam o parikrama anual de Navadwipa antes do parikrama de Srila Sridhar Maharaja começar em 1949. Srila Bhakti Saranga Goswami Maharaj, Srila Bhakti Vicar Jajavara Maharaj e Sripad Madhusudana Maharaj se uniram para formar um grupo de parikrama com Srila Sridhar Maharaj. Este grupo continua até os dias de hoje. Em tempo, o número de devotos dentro deste grupo tornou-se tão grande que Srila Sridhar Maharaj pediu a Srila Bhakti Saranga Goswami Maharaj e outros que formassem grupos separados, pois estava difícil fornecer refeições e acomodações para o grande número de peregrinos que se juntavam todos os anos desde a década de 1950. Srila Bhakti Saranga Goswami Maharaj concordou em começar o seu próprio grupo, mas ele disse que pelo menos um dos seus discípulos deveria sempre permanecer no grupo da Sri Chaitanya Saraswat Matha. Então ele disse ao seu discípulo Sripad Bhakti Kiran Giri Maharaj para permanecer no grupo de Srila Sridhar Maharaj. E desde aquela época até os dias de hoje, Sripad Bhakti Kiran Giri Maharaj manteve-se no grupo de parikrama de Srila Sridhar Maharaj – desde o início, ele tem sido o líder deste grupo. Assim são as regras da etiqueta Vaishnava.

Outra coisa, que é quase inconcebível, é que Srila Bhakti Saranga Goswami Maharaj convidou Srila Sridhar Maharaj para seu Vyasa-puja e Guru Maharaj foi de bom grado. Todos o pranami, todas as oferendas, todo o dinheiro dado a Goswami Maharaj, todos os presentes e tudo o mais, Srila Goswami Maharaj entregou para Srila Guru Maharaj. Levando isto em consideração, Srila Bhakti Sundar Govinda Maharaj certa vez comentou, “Nós não pudíamos acreditar em tal comportamento Vaishnava!”

Srila Bhakti Pramoda Puri Goswami, Srila Bhakti Raksaka Sridhara Goswami, Srila B.S. Giri Goswami, Srila Bhakti Prajnana Kesava Goswami, Srila B.V. Jajavar Goswami, e Srila Bhaktivedanta Narayana Goswami
Srila Bhakti Pramoda Puri Goswami, Srila Bhakti Raksaka Sridhara Goswami, Srila B.S. Giri Goswami, Srila Bhakti Prajnana Kesava Goswami, Srila B.V. Jajavar Goswami, e Srila Bhaktivedanta Narayana Goswami

O ano em que Srila Guru Maharaj não pôde comparecer, quando perguntaram a Goswami Maharaj como havia sido o seu Vyasa-puja daquele ano, ele disse: “Este ano não foi bom porque Srila Guru Maharaj não veio.” Alguns meses depois Goswami Maharaj deixou este mundo. Sripad Bhakti Saranga Goswami Maharaj partiu desta vida em 1962.

Entendemos que o amigo mais próximo e mais querido de Srila Sridhar Maharaj, entre todos os seus muitos irmãos espirituais, era Srila Bhakti Saranga Goswami Maharaj.

Comentário sobre o Hare Krishna Mahamantra por Srila Bhakti Saranga Goswami Maharaj

Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare

A nomenclatura do Absoluto foi colocada nesta rima como Krishna. Krishna significa literalmente “A mais bela personalidade que atrai todos os seres e proporciona alegria”. A forma de Krishna é Sua forma inconcebível contraditória, simultaneamente pessoal e impessoal. Os devotos genuínos veem essa Forma em seus corações purificados sob a influência do transe devocional. Rama é o Seu outro nome, transmitindo a ideia de estar perpetuamente comprometido com Suas diversões transcendentais com Seus excelentes servos liderados por Sua consorte chamada Hara (Radha).

Sri Sri Radha Krishna
Sri Sri Radha Krishna

Essas três palavras sagradas, (1) Hare (Hara), (2) Krishna e (3) Rama, vem sendo repetidas incessantemente abordando o Casal Divino em uma ordem sistemática realizada por devotos puros quando, pela graça do Nome, viram o Senhor em seus corações com o olhar da devoção tingido pelo bálsamo do Amor Divino, a semente que é plantada na alma através destes Santos Nomes pelo guru (uma alma absolutamente auto-realizada, autorizado a agir como intermediário divino).

A semente de devoção que é plantada na alma pela misericórdia do guru e do Senhor Supremo, se devidamente regada pela audição e canto destas palavras sagradas, fará com que brotos se tornem uma tenra trepadeira da devoção que, através do seu crescimento progressivo, nos permitirá transcender os sucessivos planos de (1) esfera mundana da oposição ativa ao Absoluto (2) ‘Biroja’ (Viraja, ou Nirvana), a esfera do cepticismo universal e (3) Brahmaloke, ou a esfera da reflexão ofuscante do conhecimento transcendental; até que finalmente ficaremos face a face com a mais bela personalidade de Krishna que é idêntica ao Seu nome, forma, atributos, atividades e séquitos.

A rima Hare Krisna de palavras sagradas é o símbolo visualizado do som Transcendental revelado proveniente dos lábios sagrados de Krishna – a fonte primária de todos os Gurus, de todas as autoridades transcendentais ou meios de obtenção do conhecimento divino. Ele é o olho dos olhos e o iluminador da visão e outros órgãos dos sentidos.

Senhor Brahma ouvindo o Gayatri mantra
Senhor Brahma ouvindo o Gayatri mantra

Como o eixo do centro dos raios de uma roda, Krishna é o centro eterno das entidades criadas, incluindo Brahma – o criador deste mundo e o primeiro a ouvir as Palavras Sagradas, realizando o seu significado – as gotas da Verdade que formam o fluxo do Som Divino que fluiu na sucessão discipular através dos ouvidos, corações e lábios de Narada (discípulo de Brahma) e Vyasa (discípulo de Narada) até os gurus atuais – os reservatórios de água potável que saciam a nossa sede espiritual. O Shruti (Vedas) é revelado através do Guru – o agente transparente divino – para as almas sinceras purificadas pelo som transcendental – a base sobre a qual a religião é construída e a raiz a partir da qual ela cresce.

Estas palavras sagradas são conhecidas como Mahamantra (a maior rima do som transcendental), através do qual o sacrifício do canto do Santo Nome do Senhor é realizado.

Este Mahamantra é usado nesta era de ferro como a escada rolante transcendental que nos transporta até Deus. Ele nos leva de volta ao nosso lar eterno, que está longe deste mundo de tribulações, onde fomos enjaulados por termos abusado desde o início de nosso livre-arbítrio. Agora estamos avessos ao serviço amoroso do Senhor, que é a função adequada de todas as almas individuais.

O Senhor se manifesta eternamente sob a forma do nome por meio de Seus servos plenários, os gurus, para a liberação das almas caídas, pois não conseguimos ter acesso ao mundo espiritual através de nosso conhecimento empírico.

Fonte: BVML
Tradução: Madhukari Radhika Devi Dasi