Meditação através do Mahamantra

O cantar do Mahamantra Hare Krishna
Por A.C. Bhaktivedanta Swami
Extraído de Krsna Consciousness The Topmost Yoga System © Bhaktivedanta Book Trust

SP japa (1)
A.C. Bhaktivedanta Swami

A vibração transcendental estabelecida pelo canto do mantra HARE KRISHNA HARE KRISHNA KRISHNA KRISHNA, HARE HARE, HARE RAMA, HARE RAMA, RAMA RAMA, HARE HARE é o método mais sublime para reviver a nossa consciência transcendental. Como almas espirituais vivas, somos todos originalmente entidades conscientes de Krishna, mas devido à nossa associação com a matéria, desde tempos imemoriais, nossa consciência está atualmente adulterada pela atmosfera material.

Essa atmosfera material, na qual estamos vivendo hoje, chama-se Maya, ou ilusão. Maya significa “aquilo que não é”. E o que é essa ilusão? A ilusão é que estamos todos tentando ser os senhores da natureza material, enquanto na verdade, estamos presos às suas rigorosas leis. Se um servo tenta imitar artificialmente o mestre todo-poderoso, isso é chamado de ilusão. Estamos tentando explorar os recursos da natureza material, mas na verdade, estamos apenas nos enredando cada vez mais em suas complexidades. Portanto, nos envolvemos em uma luta difícil para conquistar as rigorosas leis da natureza material, mas estamos cada vez mais dependentes delas. Esta luta ilusória contra a natureza material pode ser interrompida de uma só vez através do renascimento da nossa Consciência de Krishna eterna.

Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare é o processo transcendental para reviver essa consciência pura original. Através do canto dessa vibração transcendental, é possível eliminar todas as dúvidas de dentro dos nossos corações. O princípio básico de todas essas dúvidas é a falsa consciência de que somos o senhor de tudo que nos rodeia.

A Consciência de Krishna não é uma imposição artificial à mente. Ela é a energia original da entidade viva. Ao ouvirmos a vibração transcendental, essa consciência é revivida. Nesta era, esse método mais simples é o recomendado. Pela experiência prática, podemos perceber que através do simples canto do Mahamantra, ou o grande canto para libertação, podemos sentir um êxtase transcendental proveniente da camada espiritual. No conceito material de vida, estamos ocupados na gratificação dos sentidos, como se estivéssemos em um estado inferior de vida animal.

Um pouco acima desse estágio de gratificação dos sentidos, há aquele que se envolve em especulação mental com o propósito de se libertar das garras materiais. Um outro um pouco acima desse estágio especulativo, e se inteligente o bastante, tenta encontrar a Causa Suprema de todas as causas — interna e externamente. E aquele que realmente está no plano de compreensão espiritual, superando todos os níveis do sentidos, da mente e do intelecto, está situado no plano transcendental. O canto do Mantra Hare Krishna é emanado da plataforma espiritual, e portanto, essa vibração sonora ultrapassa todos os níveis inferiores de consciência — ou seja sensorial, mental e intelectual. Portanto, não há nenhuma necessidade de compreender o idioma do mantra, tampouco especular mentalmente ou fazer qualquer ajuste intelectual para o cantar do Mahamantra. Ele é automático, pois sua origem é a plataforma espiritual, e não é necessária nenhuma qualificação prévia para participar desta vibração sonora transcendental. Em um estágio mais avançado, não se comete mais ofensas devido à compreensão espiritual.

Nesta era de desavenças e hipocrisia, não há nenhum outro meio de realização espiritual tão efetivo quanto o Mahamantra
Nesta era de desavenças e hipocrisia, não há nenhum outro meio de realização espiritual tão efetivo quanto o Mahamantra

No início, pode haver a presença de todos os oito êxtases transcendentais, a saber:
1) paralisação dos movimentos; 2) transpiração; 3) arrepio dos pelos corporais; 4) balbúcie; 5) tremor; 6) palidez 7) choro em êxtase; e 8) estado de transe. Portanto, não há duvidas de que o cantar por mais breve que seja, pode conduzir imediatamente alguém para a plataforma espiritual e ela demonstra este primeiro sintoma na vontade de dançar enquanto canta o Mantra. Nós vemos isso na prática. Mesmo uma criança pode participar do canto e da dança.

Para aquele que está demasiadamente enredado na vida material, pode levar um pouco mais de tempo para chegar a este nível padrão, mas mesmo um homem materialmente absorto pode elevar-se à plataforma espiritual muito rapidamente. Quando o mantra é entoado com amor por um devoto puro do Senhor, ele apresenta maior eficácia nos ouvintes, e para que efeitos imediatos sejam obtidos, esse canto deve ser ouvido dos lábios de um devoto puro do Senhor. Tanto quanto possível, deve-se evitar o canto dos lábios de não-devotos. O leite tocado pelos lábios de uma serpente possui efeitos venenosos.

A palavra Hare é a forma de se dirigir à energia do Senhor, e as palavras Krishna e Rama são formas de se dirigir ao próprio Senhor. Krishna e Rama significam o “Prazer Supremo”, e Hare é a Energia de Prazer Suprema do Senhor. A Energia de Prazer Suprema do Senhor nos ajuda a alcançar o Senhor.

Maya, a energia material, também é uma das diversas energias do Senhor. Nós, entidades vivas, também somos energia, a energia marginal, do Senhor. As entidades vivas são descritas como superiores à energia material. A energia superior ao entrar em contato com a inferior, dá início a uma situação incompatível, mas quando a energia marginal superior entra em contato com a Energia Superior, chamada de Hara, ela encontra a felicidade, sua condição normal.

Essas três palavras, Hara, Krishna e Rama, são as sementes transcendentais do Mahamantra. O canto é um chamado espiritual para o Senhor e Sua Energia proporciona proteção à alma condicionada. Esse canto é exatamente igual ao choro genuíno de uma criança pedindo a presença de sua mãe. A mãe Hara ajuda o devoto a alcançar a graça do Pai/Senhor, e o Senhor Se revela para o devoto que canta sinceramente esse mantra.
Nesta era de desavenças e hipocrisia, não há nenhum outro meio de realização espiritual tão efetivo quanto o Mahamantra.

HARE KRISHNA
HARE KRISHNA
KRISHNA KRISHNA
HARE HARE
HARE RAMA
HARE RAMA
RAMA RAMA
HARE HARE

Tradução: Madhukari Radhika devi dasi
Revisão: Ramananda das (Felipe D’Aviz)
Fonte: Pure Bhakti